«Os nossos caminhos são inumeráveis, mas incertezas são as nossas estadias»
Perse

quarta-feira, 1 de julho de 2009

A velocidade do tempo é infinita

A velocidade do tempo é infinita, e só quando olhamos para o passado, é que temos consciência disso. (...) Habitualmente não me parecia tão veloz a passagem do tempo; agora, porém, parece-me incrivelmente rápida, talvez porque sinto aproximar-se o fim, talvez porque passei a dar-lhe atenção e a avaliar o desgaste que em mim provoca. Por isso mesmo me causa indignação ver como as pessoas gastam em futilidades a maior parte de uma vida que, mesmo dispendida com a maior parcimónia, não seria bastante para as coisas essenciais.
Séneca, "Cartas a Lucílio"

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Desabafo...

Vão passando os dias e as noites... a rotina continua a mesma e monótona...
Todos os dias me questiono "o que faço eu?". A sorte é que até gosto do que faço... dos amigos ainda mais... Mas às vezes, quando me vou deitar, dou por mim a chorar... nunca percebi muito bem porquê... mas pensando melhor, chego lá... penso que estou a ficar velha e que ainda não tenho nada meu... não tenho uma vida estável... estou sempre com o coração nas mãos no final do ano lectivo... ando farta desta vida...
Tudo se resolve com o tempo...

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Saber Esperar

Quem sabe esperar o bem que deseja não toma a decisão de se desesperar se ele não chega; aquele que, pelo contrário, deseja uma coisa com grande impaciência, põe nisso demasiado de si mesmo para que o sucesso seja recompensa suficiente. Há pessoas que querem tão ardente e determinantemente certa coisa, que por medo de perdê-la, não esquecem nada do que é preciso fazer para perdê-la. As coisas mais desejadas não acontecem; ou se acontecem, não é no tempo nem nas circunstâncias em que teriam causado extraordinário prazer.
Jean de La Bruyére, "Os Caracteres"

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Private...

O nosso espírito deve relaxar: ficará melhor e mais apto após um descanso.

Séneca, "Da Brevidade da Vida"

Presente...

Pensar o presente conduz necessariamente ao desespero porque a vida não tem outra solução senão perpetuar-se na sua imperfeição.

Ana Hatherly, "Tisanas"

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Amizade Verdadeira

Sê tardio no fazer amigos e constante no conservar a amizade. Os íntimos que escolheres sejam, não os que te podem dar maior prazer, mas maior proveito; não pessoas que falem o que é agradável, mas o que é devido; não que lisonjeiem, mas que digam a verdade. Se te acostumares a abrir os ouvidos à lisonja e a nela te compazeres, jamais ouvirás a verdade.
Juan Luis Vives, "Introdução à Sabedoria"