«Os nossos caminhos são inumeráveis, mas incertezas são as nossas estadias»
Perse

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Mensagem a Alunos e Professores

A arte mais importante do professor é a de despertar a alegria pelo trabalho e pelo conhecimento.
«Queridos estudantes!
Regozijo-me por vos ver hoje diante de mim, alegre juventude de um país abençoado.
Lembrai-vos de que as coisas maravilhosas que ireis aprender nas vossas escolas são a obra de muitas gerações, levada a cabo por todos os países do mundo, à custa de muito entusiasmo, muito esforço e muita dor. Tudo é depositado nas vossas mãos, como uma herança, para que a aceitem, honrem, desenvolvam e a transmitam fielmente um dia aos vossos filhos. Assim nós, embora mortais, somos imortais nas obras duradouras que criamos em comum.
Se tiverem esta ideia sempre em mente, encontrarão algum sentido na vida e no trabalho e poderão formar uma opinião justa em relação aos outros povos e aos outros tempos.»

Albert Einstein, "Como Vejo o Mundo"

sábado, 13 de março de 2010

Passado, presente e futuro...

As asneiras que se fazem no presente, que num instante se tornam num passado próximo e que têm repercussões no futuro... Merda de vida...
Fazemos as coisas a pensar que estamos a ajudar os outras e no final quem se lixa é o mexilhão...
Devia ser mais egoísta, mais dona do meu nariz, mandar os outras irem dar uma volta... fazer a minha vida à minha maneira!
Mas não sou assim... apesar de às vezes não me entenderem, tento sempre ajudar «o próximo» de maneira a poder ver esse «próximo» feliz... mesmo ficando eu numa angústia por não poder partilhar a minha alegria...

domingo, 17 de janeiro de 2010

Inércia e Movimento

Há uma lei natural conhecida como lei da inércia. Quando alguma coisa se encontra em determinadas condições de existência tende a conservar-se nesse estado, quer esteja em repouso quer esteja em movimento. Essa lei aplica-se igualmente para seres humanos. (...) O homem é uma porção de matéria no estado de repouso e nem sempre se quer mexer. Mas quando aquecemos e começamos realmente a andar verificamos que a inércia é como o sistema propulsor de um foguetão dentro de nós... é mil vezes mais fácil continuar a avançar que iniciar o movimento. Motivação e força motriz estabelecem as diferenças entre as pessoas. Se um homem imagina um plano de acção, reconhece um dever, abraça uma causa, veremos cada orgão do seu corpo e cada faculdade do seu espírito começar a trabalhar mais eficaz e suavemente que nunca.
Alfred Montapert, "A Suprema Filosofia do Homem"